quinta-feira, 1 de março de 2018

O Meu Primeiro Passeio Sozinho





Num certo dia de verão um menino chamado Afonso estava metido em casa no chat com os amigos a falar sobre futebol.
  Nesse dia a mãe estava ausente, tinha ido a uma consulta ao Porto, e o pai estava em casa de um amigo.
  Passaram-se horas, e o Afonso continuava a conversar com os amigos, nesses tais de telemóveis, ou lá o que isso é, só sei é que os meninos e meninas do bairro estavam a brincar no jardim e ele metido em casa num pleno dia de verão.
  Entretanto, a mãe chegou a casa depois de um longo dia no Porto e viu que todos os meninos do bairro estavam na rua e ele não e perguntou-lhe:
  -Então Afonso, porque é que não largas essa tecnologia e vais brincar lá para fora com os teus amigos?
  -Mas mãe… estou farto de jogar aos jogos que eles jogam, eu quero é passear, apanhar ar. -exclamou Afonso.
  -Está bem, eu entendo, mas está um dia lindo de sol e tu aí nesse telemóvel -afirmou a mãe zangada com Afonso. - então vai á padaria comprar pão e aproveita leva o Pipo a passear.
  -Está bem mãe, vês? Assim é que eu gosto de ir, passear sozinho, como um menino crescido.
  E lá foi ele. Quando chegou ao primeiro cruzamento começou a pensar:
  -Uhmm, para onde é !!! para a esquerda ou para a direita ? - pensou ele para si mesmo – Ahh já sei, acabei de me lembrar! A padaria é para a esquerda.
  Passou na passadeira e lá foi ele em direção á padaria.
  Quando chegou dirigiu-se ao senhor Manuel.
  -Boa tarde senhor Manuel, eu queria 11 pães fresquinhos, para molhar na sopa quentinha que a minha mãe fez hoje para o jantar.
  -Está bem Afonso, aqui estão os pães, são 2,30.
  -O Afonso meteu a mão ao bolso para pagar, despediu-se do senhor Manuel e fez o caminho de regresso a casa.


Matilde Figueiredo Nº14

Turma 7ªF


Texto elaborado com o envolvimento dos encarregados de educação.
Palavras sorteadas:AFONSO, CHAT, AUSENTE, CRUZAMENTO e PAGAR 

Professora participante: Adelaide Afonso

Sem comentários:

Enviar um comentário