sábado, 9 de junho de 2018

ERA UMA VEZ - desafios lá p'ra casa




Era uma vez, numa aldeia distante da vida atual e moderna, uma família muito feliz, constituída por um homem, uma mulher e o seu filho, Afonso. Eles viviam muito felizes naquela aldeia, perto do bosque, da natureza, de todas aquelas pessoas que eles adoravam...

            Naquela aldeia, vivia também, entre outras pessoas, um pastor que tinha um rebanho com cerca de uma dezena de ovelhas. Esse pastor era um senhor já com alguma idade e era também o grande sábio da aldeia.
            Afonso admirava profundamente o sábio pastor. Costumavam ir os dois levar o rebanho para o pasto, tendo bastante tempo, para divagar, sonhar, conversar, jogar as cartas… O pastor, pessoa expriente e marcado por uma vida de sacrifício e do muito trabalho, costumava aproveitar estes momentos em que estavam juntos para dar lições “ se honesto, e o pior ficará sempre longe”, pois “até a raposa matreira tem um lado bom”.
            Afonso, ouvia este conselho com atenção e procurava reger a sua vida levando uma vida humilde, mas honesta, não prejudicando que os rodeavam. Entretanto um dia, o pastor faleceu. Pareceu que o mundo desabara à volta de Afonso. Cada vez que se lembrava do pastor as lágrimas começavam a cair sobre o seu rosto, mas reconfortava-se ao sorriso do pastor.
Francisca 7º C


Palavras: honesto, dezena, pior, matreiro,sábio     


Texto elaborado com o envolvimento dos encarregados de educação
Palavras sorteadas:honesto, dezena, pior, matreiro,sábio  
Professora participante: Salete Valente

Sem comentários:

Enviar um comentário