quarta-feira, 15 de maio de 2019

A sociedade


A Sociedade
            Vivemos numa sociedade que valoriza cada vez menos o que cada ser humano tem de único e que para sermos aceites temos de ser um pouco artificiais.
            Na minha opinião, a sociedade que nos rodeia dá pouco valor à unicidade e à autenticidade de cada ser humano, ou seja, aquilo que distingue cada pessoa, pois, hoje em dia, o mérito é posto de parte e em contra- partida para sermos aceites na sociedade (grupo) é necessário usar uma "máscara" pondo de parte aquilo que nos distingue (ideais, formas de pensar, valores, …) sendo necessário, por vezes, ponderar as nossas ações e ideias para uma plena aceitação.
Bem, ainda existem grupos que só aceitam aquele modelo de perfeição (corpo, beleza, riqueza, o facto de serem famosos, …), o que dificulta a integração de outras pessoas, que não se sentem tão à vontade ao assemelhar-se a esse modelo. Mas já dizia Salvador Dalí para não nos preocuparmos com a perfeição, pois nunca a iriamos conseguir.
            Há cerca de duas, três semanas fui ao médico e, por mais curioso que tenha sido a última pergunta que ele me fez “ se eu era perfeita”, fiquei pensativa e no impulso respondi que não, pois de facto não existe ninguém perfeito. A perfeição conquista-se paulatinamente, pois o ser humano está em constante mutação, mudança.
            Quem diria que há 30 anos atrás na geração dos nosso pais, por exemplo, se aceitasse a mudança de género, ou até mesmo o divórcio; na altura parecia mal, não é verdade?
Hoje em dia, em pleno século XXI, ainda há, muito preconceito. Não se deve  criticar mas sim aceitar essas pessoas tal como são,
            Todos Diferentes Todos Iguais.
            Em suma eu ainda acredito na autenticidade e no mérito de cada um.
Carolina Ribeiro 8º A
Orientação da professora Zulmira Peixoto

Sem comentários:

Enviar um comentário