II ENCONTRO DA REDE DE BIBLIOTECAS DE VILA REAL
Reinventar a escola, preparar a mudança
20/21 de abril de 2018
UTAD (palestras e workshops)
Inscrições gratuítas, mas obrigatórias até 15 de abril
http://www.cm-vilareal.pt/ conferencia/index.php
Reinventar a escola, preparar a mudança
O
paradigma de ensino e aprendizagem baseado exclusivamente num conhecimento
plasmado em currículos enciclopédicos e
teleologicamente caracterizado pelo cumprimento rigoroso dos programas,
independentemente dos contextos educativos, há muito que deixou de estar
ajustado à realidade.
Os limites da escola deixaram de ser os
seus limites físicos. A aprendizagem deixou de se circunscrever ao contexto
formal da sala de aula. Para estarem aptos a responder aos desafios que lhes
são colocados pela sociedade atual, marcada pela constante mudança, pela
imprevisibilidade, pela tecnologia e pelo excesso de informação, os alunos,
futuros trabalhadores, não podem ser consumidores passivos e acríticos de um
conjunto de conteúdos transmitidos no espaço restrito, formal, da sala de aula.
A almejada alteração de paradigma passa pela redefinição do papel / perfil do
aluno (pela centralidade que o mesmo deve assumir no seu próprio processo de
aprendizagem) e pelo desenvolvimento de um conjunto de competências-base,
capacidades e valores / atitudes, alicerçadas no trabalho com projetos / de
projeto, realizado colaborativamente. Num processo especular, também o papel do
professor tem de ser reinterpretado e ajustado à nova realidade. Sendo
necessárias, estas mudanças são, todavia, insuficientes. As práticas
pedagógicas, o trabalho colaborativo entre pares, a avaliação das
aprendizagens, a gestão de espaços e do tempo, o próprio equipamento das
escolas, todos estes aspetos devem ser igualmente reequacionados no contexto da
escola que se deseja.
É preciso reinventar a escola e preparar a
mudança.
A discussão em curso, no país e no espaço
da União Europeu, sobre o emagrecimento dos currículos, a partir da definição
das Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas, sobre
o referencial de áreas de competência-base, estabelecido pelo Perfil
dos alunos à saída do ensino obrigatório, e sobre a gestão e integração
curricular no desenvolvimento das aprendizagens, propiciada pela pilotagem
do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, é reveladora
desta lógica de mudança que se (nos) impõe.
O II Encontro da Rede de
Bibliotecas de Vila Real apresenta-se como um espaço privilegiado de
partilha e contributo para a reflexão sobre a escola que urge reinventar.
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