quinta-feira, 25 de junho de 2020

Biografia de Cristóvão Colombo


 




Cristóvão Colombo nasceu em 1451, em Génova, cidade portuária no norte da Itália, onde cresceu circulando entre navios e marinheiros. Filho de um modesto tecelão, Domenico Colombo foi o primogénito de cinco irmãos.

Possuía conhecimentos de geografia, astronomia, e matemática, mas é discutível que tenha frequentado a Universidade de Pádua. Dedicou-se ao desenho e a leitura de livros sobre navegação, entre eles O Milhão, de Marco Polo. O exemplar que lhe pertenceu, cheio de anotações nas margens, pode ser visto na Biblioteca Colombiana de Sevilha.

Colombo foi o primeiro homem a comprovar o que muita gente, na sua época, já desconfiava: o mundo, na verdade tinha uma forma esférica. Ele acreditava ser possível viajar para o leste ou para oeste e acabar retornando ao ponto de partida. Começou a navegar com 14 anos.

Em 1476, veio viver para Portugal como agente de negócios de outros genoveses. Em 1477 participou numa expedição que chegou à Islândia. Durante os 10 anos que ficou em Portugal (1476 – 1485) desenhou mapas e fez várias viagens, uma para Génova, e outras ao longo da costa africana.

Iniciou um projeto de viagem para Ocidente.

Começou a ganhar experiência, em 1482, e começou logo a navegar com a frota portuguesa.


O projeto de Colombo


O projeto de Colombo era na realidade cruzar todo o Atlântico em direção à Ásia e assim vencer os monopólios comerciais da época.

Este projeto era acalentado pelos debates sobre a esfericidade da terra, e pelas leituras de autores como Aristóteles, Estrabão e Plínio, os quais já debatiam à distância entre a Europa, África, e Índia.

Em 1485, os Portugueses negam o seu projeto e então este vai para Castela, onde permanece até 1492.


Vida pessoal

Casou-se com Filipa  Perestrello - Muniz, parente da família real dos Bragança e filha de Bartolomeu  Perestrello, navegador que descobriu a ilha da Madeira, para onde o casal se transferiu em 1479.

No ano seguinte, nasceu o seu primeiro filho, Diego. Em 1483 fica viúvo.

Alguns anos mais tarde conheceu a espanhola Beatriz Enriquez de Haraña, com quem nunca chegou a casar-se, mas que lhe deu um filho, o seu futuro biógrafo Fernando.

Cristóvão Colombo faleceu em Valladolid, Espanha, no dia 20 de maio de 1506.

Cristóvão Colombo, morre convencido que tinha descoberto a Índia. Contudo, quando Colombo, partiu de Espanha e navegou no oceano Atlântico/oeste estava nas ilhas da América Central, as Antilhas, pensando que tinha chegado à Índia. Assim, batizou este território com o nome de Índias Ocidentais e os seus habitantes de índios. Morre sem saber que tinha descoberto um novo continente!

 aluna do  5º D

Sem comentários:

Enviar um comentário